Usina Binacional de Itaipu – 2023
Usina de Itaipu.
Conheça um pouco mais sobre a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Visite Foz do Iguaçu e reserve um tempinho para conhecer Itaipu.
Além de conhecer as Cataratas do Iguaçu, não perca a oportunidade de conhecer essa Maravilha feita pelo homem!
A principal fonte de energia elétrica do Paraguai é Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia.
Também responsável por grande parte da energia produzida no Brasil.
A Produção de energia é um exemplo da capacidade tecnológica do ser humano trabalhando em harmonia com o imenso poder da natureza,
pois sua única matéria-prima é o imponente Rio Paraná, um dos maiores rios do planeta.
Apesar de viajar 4000 km desde a sua origem até à sua boca é neste trecho de 2 km onde o Rio o Paraná concentra todo o ímpeto de suas águas,
graças à geografia particular desta região, a construção da Itaipu Binacional é o produto do trabalho de mais de 40 mil brasileiros e paraguaios que ao longo 9 anos realizou a façanha de construir esta obra monumental
onde a força da natureza torna-se a energia que promove o desenvolvimento sustentável em ambos os países.
Itaipu é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e é sem sem dúvida um dos trabalhos mais incríveis de engenharia contemporânea.
Curiosidade sobre a Usina de Itaipu
Para sua construção, o curso do Rio Paraná foi desviado, e mais de 60 milhões de toneladas de terra e rocha foram retirados,
o que encheria uma fileira de caminhões basculantes de 128 mil quilômetros de comprimento, o que equivale a 3 vezes o circunferência do planeta Terra.
Com a quantidade de concreto usado para a sua construção, poderia ser construído 250 estádios como o Santiago Bernabéu ou 210 estádios como o do Maracanã no Rio de Janeiro.
Com a quantidade de ferro utilizado para sua construção, poderiam ser construídas 380 Torres Eiffel.
A vazão máxima do vertedouro é de 62 mil 200 metros cúbicos por segundo, ou seja, mais de mil vezes a vazão média do Rio Ebro ou 40 vezes a vazão das Cataratas do Iguaçu.
A vazão média de apenas 2 turbinas da Usina, equivalem a vazão média das Cataratas do Iguaçu que são de 1.500 metros cúbicos por segundo.
A altura da barragem principal é de 196 metros de altura, o que seria equivalente a um prédio de 65 andares. O comprimento da barragem é de 7.700 metros
O Brasil teria que queimar 536 mil barris de petróleo por dia para obter em plantas termelétricas a mesma produção de energia de Itaipu.
O volume de escavações de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes superior ao do Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha) e o volume de concreto, 15 vezes maior.
Itaipu tem capacidade de produzir 14 mil megawatts de energia com as 20 unidades geradoras, e cada unidade tem energia suficiente para fornecer a uma cidade com 2 milhões de habitantes.
A produção média anual é tanta que poderia fornecer por 48 horas o consumo de eletricidade de todo o mundo.
Como dito anteriormente, para obter essa quantidade de energia, teria que queimar mais do que 536 mil barris de petróleo por dia em termelétricas,
isso sem considerar os danos ambientais provocados pela emissão de anidrido de carbono gerado por essas termelétricas.
Início das Obras da Usina de Itaipu
Itaipu é sem dúvida uma obra monumental e é um exemplo de integração realizada ao extremo.
Por um lado, a natureza e o engenho humano, por outro, dois povos unidos em harmonia e eficiência Brasil e Paraguai.
Essa integração que há quase 45 anos deu origem ao nascimento de Itaipu.
Em 26 de abril de 1973, os presidentes Emílio Garrastazu Médici e Alfredo Stroessner assinaram o Tratado de Itaipu,
instrumento legal para a construção e a operação da usina hidrelétrica de mesmo nome no rio Paraná, cerca de 14km ao norte da cidade de Foz de Iguaçu.
O tratado previu a criação da usina, entidade incumbida da execução das obras e da exploração da energia elétrica produzida.
A capacidade da usina seria estipulada em 12.600MW, o que fazia de Itaipu o maior empreendimento do gênero no mundo.
Em 1974, foram adotadas as primeiras medidas para a construção da usina, como a elaboração do projeto de infraestrutura,
a desapropriação e aquisição de terras, a instalação de acampamento provisório e o levantamento e avaliação da área do reservatório.
Em 1975 se deu início às obras para a construção da barragem.
Sua inauguração em outubro de 1984 pelos presidentes João Batista Figueiredo e Alfredo Stroessner, dispondo de duas unidades geradoras de 50Hz.
Itaipu produz muito mais do que energia elétrica, uma vez que como empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.
São mantidas reservas e abrigos, museus de ciências biológicas e constitui também um eixo fundamental para o desenvolvimento da região.
Mais que uma obra de engenharia, Itaipu Binacional é a homenagem ao engenho e coragem de dois povos que se uniram e foram capazes de domar o oitavo rio mais poderoso do planeta,
transformando o lugar batizado pelos Índios Guaranis como Itaipu ou Pedra que Ressoa em uma região de destino turístico incrível onde a natureza privilegiada doa toda sua majestade e esplendor.
A Usina mantém sete reservas e refúgios biológicos localizados no Paraguai e no Brasil, e a área protegida cobre uma área de 710 km quadrados.
Como referência, vamos pegar o área da cidade de madrid’ 670 quilômetros quadrados.
Com tantas opções de passeio no complexo, você pode com certeza passar o dia todo e parte da noite.
Conheça os principais atrativos do complexo turístico de Itaipu:
O Passeio Panorâmico (Seria o passeio mais comum, uma vista panorâmica de ônibus pela barragem. Tem uma duração de 1h30min);
O Circuito Especial (Um passeio mais completo onde é possível conhecer a Usina por dentro e ter acesso a Sala de Controle e a uma Unidade Geradora. Tem uma duração de 2h30min).
O Refúgio Biológico, onde encontram-se várias espécies de animais resgatados “2h de passeio aproximadamente”;
Ecomuseu. Uma memória da época do início da construção da barragem.
E também temos a iluminação da barragem, que acontece às sextas e sábados com apresentação de música e a iluminação de toda a barragem.
Itaipu, uma integração de dois povos com a natureza e o desenvolvimento sustentável.
VOCÊ PODE VISITAR O SITE OFICIAL DE ITAIPU CLICANDO AQUI.
Conheça também outros atrativos turísticos da região…
A Arc Turismo é uma empresa de turismo receptivo em Foz do Iguaçu.
Entre em contato conosco e solicite uma simulação de cronograma com os passeios mais procurados.
Conheça também:
- O City Tour Paraguai
- O City Tour Foz do Iguaçu
- O By Night Argentina
- O City Tour Três Fronteira (Três países em um (1) dia)
- As Cataratas do Iguaçu – Brasil
- As Cataratas Argentinas
- Compras Paraguai
- O Kattamaram II
- O Complexo Dreamland
- O Marco das Três Fronteiras
- As Minas de Wanda
- As Ruínas de San Inácio na Argentina
- O Parque das Aves
- O Macuco Safari
- A Usina de Itaipu
- Os Saltos Monday – Presidente Franco – Paraguai
- O Artesanato Lá Aripuca na Argentina
Leia as avaliações de nossos clientes e escolha a melhor empresa de passeios em Foz do Iguaçu
PASSEIOS MAIS PROCURADOS NA REGIÃO
Circuito cataratasCataratas do iguaçu + parque da aves + macuco safariClique AquiBy night argentinaduty free + restaurante + feirinha + marco argentino + cassinoClique AquiCompras Paraguaium paraíso de compras em Ciudad Del EsteClique Aquicataratas argentinaslado argentino das cataratas do IguaçuClique Aqui